sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sintrense 77-78

Grs. - José Carlos e Água-Mel

Dfs. - Pedroso, Sequeira, Vítor Marques, Luz, Salgado, Salvador e Mesquita

Mds. - Alcino, Parente, Aires, Fernando, Abel, Júlio, Anselmo e Vítor Vicente

Avs. - Nando, Juca, Gaspar, Fabian, Marquitos, Mendes e Sérgio

Trs. - João Flores e Joaquim Meirim


Após 14 épocas seguidas na 2ª divisão, em 77-78 o clube canarinho desceu à 3ª após ter terminado a participação na Zona Centro em 15º lugar com 6 v. 5 e. 19 d. 24-46 g. 17 p. só voltando a este escalão em 89-90 e depois de ter estado alguns anos no Distrital. Na Taça chegou à 6ª eliminatória perdendo em Almada (1-3). Nesta equipa há a destacar dois jogadores que jogaram na 1ª Divisão durante vários anos: o médio Parente que o fez representando Estoril, Académico, Boavista e Salgueiros chegando a ser duas vezes internacional A e o lateral-direito Pedroso no Estoril, Académico e Amora. Também o defesa-central Carlos Luz o conseguiu no Estoril em 78-79 e 79-80 quando fez o seu único jogo no escalão principal numa derrota em Portimão (0-4), ele que será o único resistente desta equipa no regresso à 2ª divisão mais de uma década depois. Outra figura de proa do Sintrense durante as presenças na 2ª divisão nos anos 60 e 70 é o extremo-esquerdo Marquitos que também passou pelo Estoril curiosamente.

5 comentários:

  1. Gonçalo, deste plantel o jogador com mais presenças na 1ª divisão é de longe o Parente (nesta altura ainda com idade de junior ).
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não, o Parente que foi internacional A não é este. Também começou no Sintrense mas em 77-78 foi juvenil do Benfica tinha 16 anos.Este deve ser algum familiar mais velho, talvez um irmão.

    http://www.foradejogo.net/player.php?player=196104080001

    ResponderEliminar
  3. Afinal tens razão Vítor, já conferi e é a mesma pessoa.

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo, o Parente é de facto o da Académica, foi emprestado pelo Benfica, juntamente com o Pedroso.

    Outra figura conhecida poderá ser o Nando, na altura extremo direito, que também (creio) foi internacional como defesa direito pelo Guimarães. No entanto não tenho a certeza que seja o mesmo Nando, porque aqui ele teria 16 anos. Vi-o jogar uns anos mais tarde pelo Sintrense antes de ir para o Estoril, e depois para Faro.

    O Luz jogou até aos 40 anos, se calhar mais. De formação Belenenses, esteve alguns anos em Sintra, foi para o Estoril, depois para a Amadora, voltou para Sintra, foi para o Atlético, e voltou para Sintra.

    ResponderEliminar
  5. Não é esse Nando que ainda é mais novo do que dizes (nasceu em 1963) e que também jogou uns anos no Sintrense e voltou pra lá em 97 onde foi teinado pelo Daúto numa boa equipa com o Luís Loureiro, Baltasar, Lixa, Hugo Freire, etc. e que subiu à 2ª B.

    ResponderEliminar