quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O primeiro Campeonato de Portugal (1922)

1ªMão:
F.C.Porto 2-1 Sporting

2ªMão:
Sporting 2-0 F.C.Porto

Jogo de desempate:
F.C.Porto 1-1 Sporting (3-1 a.p.)


Campeão: F.C.Porto

Grs. - Lino Moreira (3 j.)

Dfs. - Júlio Cardoso (3 j.), Artur Augusto (3 j.) e José Mota (3 j.)

Mds. - Velez Carneiro (3 j.), Floriano Pereira (3 j.), João Brito (3 j.) e Balbino Silva (3 j.)

Avs. - Tavares Bastos (3 j.), João Nunes (3 j.) e Alexandre Cal (3 j.)

Tr. - Adolphe Cassaigne (Belga)

Golos - Tavares Bastos - 2, João Brito - 1, Balbino Siva - 1 e João Nunes - 1


À primeira vista pode parecer estranho que uma prova com apenas três jogos seja designada de Campeonato. É-o de facto mas há que avaliar o futebol (e o desporto) português no início da década de 20 situando-o naquilo que era a sociedade portuguesa dessa época:

- Vivia-se o período da 1ª República, politicamente anárquico além do país passar (tal como toda a Europa) pela fase do pós-guerra marcada por dificuldades económicas de uma enorme gravidade, Guerra essa na qual o exército português teve uma participação desastrosa.

- Portugal era ainda um país essencialmente rural, os meios de comunicação eram poucos e maus e viajava-se praticamente só de comboio e de barco sendo as deslocações muito longas e caras.

A intenção de realizar um torneio de âmbito nacional não passava em 1921-22 de reunir os vencedores dos quatro campeonatos regionais existentes na altura mas terão sido essas (entre outras) razões que levaram a que na primeira edição da prova que juntaria os quatro vencedores, desistissem os representantes algarvio (Olhanense) e madeirense (Marítimo) restando os campeões regionais do Porto e de Lisboa.

A designação "Campeonato de Portugal" parece-me demasiado megalómana e precipitada para a época em que foi criada e não pode haver comparação entre esta prova com a prova por pontos a duas voltas que lhe sucedeu, o Campeonato da 1ªDivisão. Não acho que de uma prova disputada em condições muito precárias pudesse sair um campeão nacional verdadeiramente digno desse nome.

Não é errado como muitos estudiosos do futebol português defendem, dizer-se que o formato de eliminatórias do Campeonato de Portugal antecedeu o da Taça de Portugal mas é apenas isso um torneio formalmente semelhante à Taça de Portugal. Talvez o mais correcto seja defini-lo, tal como a Taça e os Campeonatos da Liga e depois da 1ªDivisão como sendo quatro provas distintas sem grande ligação entre si.

Sem comentários:

Enviar um comentário