sábado, 30 de maio de 2009

Torres Novas 73-74

Casimiro, Sousa e Carolino (g.r.); Zeca, Simões, Rogério, Ferreira, Abalroado, Bruno, Nogueira, Grego, Alexandre, Carvalho, Graça, Gameiro, Aníbal, Maia, Mourão e Serranito

Tr. - António Gama


Esta equipa do Torres Novas disputou nessa época a 2ª Divisão Zona Sul e classificou-se no 12º lugar entre 20 participantes: 12 v. 11 e. 15 d. 36-42 g. 35 p.

9 comentários:

  1. Daqui apenas conheço o Abalroado, que passou vários anos pela CUF e que já devia ter uns bons 40 anos aqui.

    ResponderEliminar
  2. E eu, além do Abalroado, JULGO reconhecer também o Gama, o treinador, que foi guarda-redes do Torreense e que eu vi jogar diversas vezes, na Luz.
    Era um fulano alto e elegante que defendia muito razoavelmente.
    Se era este mesmo Gama, tenho dele um cromo numa colecção muito antiga que guardo religiosamente...
    Ah! E também tenho uma certa simpatia pelo Torres Novas: tenho família em Torres, visito-os com frequência e volta-não-volta lá passo à (antiga?) sede do Torres Novas, junto ao Açude...
    É tão agradável passear por ali, pela sua pedonal "das lojas", que é impossível não associar a esses tranquilizadores passeios o nome deste simpatiquíssimo clube.
    Além disso, Torres Novas tem uma excelente Casa do Benfica que até nem fica muito longe...

    ResponderEliminar
  3. Sim confirmo o que diz Carlos Acabado, o António Gama é mesmo o treinador que fala e que noutro blog amigo vem como treinador do Almada, ele há coincidências... Eu tirei este plantel de um cromo que arranjei há pouco tempo de uma colecção muito engraçada das pastilhas Paju que trazia todas as equipas da 2ª divisão.Mas é este do Torres Novas que traz mais jogadores, são 20 falta o nome de um na legenda.
    Se não tiverem este cromo eu posso mandá-lo digitalizado num mail a quem quiser.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me das pastilhas "Paju", sim senhor!
    Ou julgo lembrar-me: eram umas espalmadinhas muito cuidadosamente embrulhadas num cromo, tecnicamente muito razoável.
    Se eram essas, cheguei a ter bastantes desses cromos.
    Foram, em termos de qualidade, uma espécie de pioneiros.
    Lembro-me de alguns do Benfica (se eram os mesmos): tenho até, alguns cromos, aí algures, no meu... "museu" do Benfica (parte do qual está a fazer ó-ó na garagem porque a casa já não leva mais livros, DVDs, CDs--tenho-os aos montes pela casa toda...--nem, já agora, o móvel mais recordações do Benfica...)
    Tenho (se se trata dos mesmos) o Fonseca (guarda-redes), do Nascimento (também guarda-redes que veio do "Belém"), o Coluna, o Jacinto II, etc.etc.
    Eu sempre tive a mania de guardar tudo...
    Se não fosse o meu "interlúdio belga" nos anos 70 até tinha os primeiros Cavaleiros Andantes"...
    Quanto à coincidência, é verdade: eu também dei por ela.
    E já agora: que será feito do Gama (ou do Bispo, do António Pedro, do Caldas), do Nascimento, ou até do João Fonseca que nos "traíu" indo jogar para os "outros"?...

    ResponderEliminar
  5. Não, esta colecção é da época 73-74 e não tem cromos individuais só as fotos das equipas e emblemas. Da 1ª divisão tenho só o do Montijo tirada na Luz com o José Rachão,o Álvaro Carolino, o Bambo,o Gijo,etc. Da 2ª divisão é que tenho mais: do Odivelas que se estreou nessa época na 2ª divisão, do U.Tomar, Aves, Marítimo, U.leiria, U.Montemor(no campo do Odivelas),Lourosa e Torres Novas.Na parte de trás trazem os nomes dos jogadores.
    Esses jogadores do Caldas já os vi noutro blog de cromos,o João Fonseca é o que foi do Leixões para o Benfica não é? E está lá outra vez no Leixões é treinador de guarda-redes.

    ResponderEliminar
  6. O Fonseca é esse mesmo: era um dos 'bébés' do Leixões com o Horácio, o Chico Faria, o Praia.
    Era um bom guarda-redes mas no Benfica estava "tapado" e acabou por sair.
    Eu tenho várias "coisas" de '73-'74 mas está quase tudo no "arquivo morto" ("moribundo", pronto!...) na garagem...
    Essa equipa do União de Montemor tinha que jogadores?
    Eu vim para cá mais tarde, já na década de 80 e houve vários miúdos que foram meus alunos: o "Formiga", o "Galo", o João Fradinho, o Edgar, o Carlos Sardinha, etc.
    Mas esses vieram depois.
    Dessa época é capaz de ser o Zambujo que jogou antes em Évora, no Lusitano e tem uma oficina lá, ainda hoje.

    ResponderEliminar
  7. Amigo Carlos Acabado, o U.Montemor tem os seguintes jogadores: Ferreira, Ercy, Vital(g.r.) Américo I, Máximo, Quim, José Luís, Tiva, Elias, José Chico e Américo II. Eu destes só reconheço(e é dos cromos) o José Luís que jogou no Juv.Évora, Vit.Setúbal e Barreirense.

    ResponderEliminar
  8. O José Luís era um cabo-verdeano, não era?
    Os outros, a rapaziada do União não conheço, de facto. Conheço por aqui um Elias (pai de uma ex-aluna) mas não creio que se trate do mesmo.
    Já o Vital pode muito bem ser o que jogou no Setúbal e antes no Lusitano!
    Tenho a vaga ideia de que ele "acabou" futebolísticamente por aqui...
    Mas posso estar enganado.
    Um abraço e boa "ponte"!

    ResponderEliminar
  9. Manda lá isso Gonçalo, eu quero. Tenho a maior parte desses cromos numa colecção do Clube do Cromo, mas não têm os nomes dos jogadores, e infelizmente não reconheço a esmagadora maioria deles. Se fosse a partir da década de 80 ainda brincava, com a de 70 não tenho grandes hipóteses.

    ResponderEliminar